sábado, 10 de março de 2018

Museo Filatelico e Numismatico (Musei Vaticani)

Estado da Cidade do Vaticano é o nome oficial da sede da Igreja Católica Apostólica Romana. Trata-se, de uma cidade-estado soberana, fundada em 1929, através do Tratado de Latrão. O Vaticano, como também é conhecido, é um enclave murado localizado na cidade de Roma, capital da Itália.

Durante o começo de janeiro deste ano, minha família e eu visitamos o Vaticano. Um dos espaços que visitamos foi um conjunto de museus e lugares de memória denominado Museus Vaticanos (Musei Vaticani). A célebre Capela Sistina faz parte desse complexo.

Figura 1: saída do Museus Vaticano. Foto: Wilson de Oliveira Neto.

Museo Filatelico e Numismatico faz parte dos Musei Vaticani e foi inaugurado em 25 de setembro de 2007. Sua exposição é dividida em duas seções: "Filatélica" e "Numismática". A exposição filatélica narra a história postal da Santa Sé, dos Estados Pontifícios às mais recentes emissões postais do Vaticano.

Figura 2: Aspecto da parede da escadaria que dá acesso ao Museo Filatelico e Numismatico. Foto: Wilson de Oliveira Neto.

Já a exposição numismática compreende as emissões entre 1929 e 2001.

Figura 3: vista parcial da exposição do Museo Filatelico e Numismatico. Foto: Wilson de Oliveira Neto.

Figura 4: uma caixa de coleta em exposição. Foto: Wilson de Oliveira Neto.

Ficou interessado? mais informações sobre o Museo Filatelico e Numismatico, assim como dos demais museus e lugares de memória no Vaticano poderão ser coletadas no linque a seguir: Musei Vaticani.



Um comentário: