sábado, 13 de julho de 2013

500 anos da descoberta da Flórida.

Ao meu amigo Timo.
 
Os europeus ibéricos chegaram à América entre o final do século 15 e o início dos quinhentos. Nesse sentido, um marco histórico importante é o desembarque de Cristóvão Colombo no Caribe, em 12 de outubro de 1492, fato este conhecido como "descoberta da América" (fig. 1).
Figura 1: Bloco de selos postais russo emitido em 1992, em celebração ao aniversário de 500 anos do descobrimento da América. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.


A Espanha formou o primeiro e maior império colonial na América. Os conquistadores e viajantes espanhóis foram responsáveis, entre outras coisas, pela descoberta e exploração de diversos territórios no continente americano, entre os quais a Flórida, no sudeste dos Estados Unidos. Atribui-se ao espanhol Juan Ponce de Léon (1460 - 1521) a descoberta da Flórida, em 1513. Em abril deste ano, foi comemorado o aniversário de 500 anos da expedição de Ponce de Léon. Os correios dos Estados Unidos emitiram um bloco de selos comemorativos alusivo ao fato (fig. 2 e 3).
Figura 2: bloco de selos comemorativos alusivo ao aniversário de 500 da descoberta da Flórida pelo espanhol Juan Ponce de Léon. Trata-se de um total de 16 selos postais autoadesivos, ilustrados com parte da flora nativa que chamou a atenção dos espanhóis, em 1513 e que, para uma corrente de autores, foi a razão para o nome "Flórida", do espanhol "La Florida". Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Figura 3: verso do bloco, sobre o qual o Serviço de Correios dos Estados Unidos publicou um pequeno texto sobre o descobrimento da Flórida. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 
Figura 4: A América do Norte colonial. Até 1763, a Flórida fez parte da América Espanhola, junto com, praticamente, todo o oeste dos Estados Unidos. Fonte: Daniels e Hyslop (2004).
 


Referência:
DANIELS, Patricia S.; HYSLOP, Stephen G. Atlas da história do mundo. São Paulo: National Geographic Brasil; Abril, 2004.
SCHWARTZ, Stuart B.; LOCKHERT, James. A América Latina colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.



2 comentários:

  1. O bom é conhecer a historia pelos selos, que belo bloco com belas caravelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Carlos. Muito obrigado pelo comentário.

      Excluir