quinta-feira, 11 de abril de 2013

De Kiel para Salvador.

Esta postagem apresenta um envelope circulado entre as cidades de Kiel, no norte da Alemanha, e de Salvador, no Estado da Bahia. Salvador foi fundada durante o século 16, sendo a primeira capital do Brasil. Nesse sentido, ela é famosa, entre outras coisas, pelo seu patrimônio histórico. Outro fato interessante é que uma das primeiras experiências feitas no Brasil com a colonização alemã ocorreu na Bahia, quando em 1818 foi fundada a Colônia Leopoldina. Seria o destinatário da carta em questão um descendente desses primeiros colonos?
Envelope circulado entre as cidades de Kiel (16/03/1940) e Salvador (20/04/1940). Carta registrada. Coleção: Wilson de Oliveira Neto.
 Detalhe do verso do envelope, sobre o qual foi aplicado um carimbo de chegada e fixado um selo de 3 Rpf, que completou o valor total de 55 Rpf referente ao porte pago por este tipo de correspondência.

6 comentários:

  1. Esta peça é ao meu ver uma das mais interessantes e bonitas que ja vi no teu blog e mesmo no net falando de cartas da alemanha para brasil e vice e versa.

    Obrigado pela pedagogia e felicitaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo gentil comentário! Eu gosto muito dessa carta e é sempre um grande incentivo os seus comentários.

      Excluir
    2. Obrigado meu amigo. Estes ultimos meses dificil no tempo de poder passar aqui e ver tudo tranquilamente, mas cada vez que posso e faço é para mim um grande presente de aprendisagem. Nas ferias de fim de Maio poderei passar mais ^^. é uma belissima carta mesmo.

      Excluir
  2. olá Professor,realmente o colega Mitch acertou, uma das mais belas peças que vi no seu blog, alem de interessante, com o selo completando a postagem no verso.Parabens !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado J.R.! É ótimo receber os seus comentários.

      Excluir
  3. Preciso perguntar para aprender. No último selo à direita e o 1º logo abaixo 1,20 e 3 representam valor de quê?

    ResponderExcluir