sexta-feira, 22 de março de 2013

De Calmbach para Fredrikstad.

De acordo com a definição dada por Pereira e César (s.n.t., p. 70), um Bloco Comemorativo é uma "[...] emissão oficial, com valor de franquia, emitida por razões filatélicas, composto de folha, em geral de pequenas dimensões, com a impressão de um ou diversos selos". Devido às suas características, são difíceis de encontrar envelopes circulados franqueados com blocos comemorativos ou souvenir sheets, como dizem os norte-americanos. Nesse sentido, a postagem de hoje chama a atenção por apresentar um envelope circulado alemão de 1937 sob um bloco comemorativo. E o melhor: o valor total dos selos nele presentes mais um pequeno selo regular também fixado no mesmo somam o valor exato de uma carta comum despachada da Alemanha para o exterior durante parte da década de 1930: 25 Rpf.
Envelope circulado entre Calmbach - Alemanha - (17/05/1937) e Fredrikstad - Noruega - (19/05/1937). Carta simples. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.
Verso do envelope onde foi fixado um bloco comemorativo alusivo ao aniversário de 48 anos de idade de Adolf Hitler. Sobre o mesmo foi aplicado um carimbo obliterador em Calmbach e uma marca postal de chegada em Fredrikstad. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

Referência:

PEREIRA, A. C.; CÉSAR, C. D. Manual de Filatelia. s.n. t.

3 comentários:

  1. Very nice cover, but it was sent to Norway, not to the Netherlands/Hollanda.

    ResponderExcluir
  2. Belo exemplar e como sempre explicativo.Parabéns

    ResponderExcluir