terça-feira, 9 de outubro de 2012

Selos perfurados.

A Filatelia é o colecionismo das possibilidades, afinal, é possível colecionar e estudar os selos postais de várias maneiras. Um exemplo muito bacana a esse respeito são os PERFINS (do inglês perforated initials, "iniciais perfuradas"). Tratam-se de iniciais ou desenhos perfurados em selos postais com o objetivo de indicar a propriedade dos mesmos. A prática de perfurar selos foi comum entre as empresas privadas, como por exemplo, os bancos, as casas comerciais e as fábricas. Ela foi uma forma de coibir o extravio e o furto dos selos postais estocados para o uso nas suas respectivas correspondências. Para o filatelista, um dos desafios existentes na coleção de PERFINS é a identificação da pessoa jurídica à qual as iniciais ou os desenhos pertencem. É o caso do envelope a seguir, circulado entre as cidades de Leipzig (Alemanha) e Pelotas (Brasil), cujo remetente é a empresa Karl Gruhle.
Envelope circulado entre as cidades de Leipzig (20/09/1934) e Pelotas (13/10/1934). Carta internacional simples, cujo selo fixado no valor de Rpf. 25 corresponde ao porte vigente na época para este tipo de correspondência. Ainda sobre o selo fixado sobre o envelope, ele possui as perfurações K.G. correspondentes às iniciais da empresa Karl Gruhle. Ao lado esquerdo do carimblo aplicado sobre o selo postal há uma flâmula de propaganda com o seguinte slogan: "Evite interferências na trasmissão radiofônica". Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

7 comentários:

  1. Poxa legal mesmo, não é tão simples encontrar selos perfins sobre envelopes, ainda mais se estes envelopes tem destino o Brasil. Este assunto é muito interessante sobre tudo para os filatelistas que colecionam estes tipos de selos. Deve se saber também que a maioria dos casos as cartas eram enviadas ou à clientes ou então a filiais estrangeiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Mitch, em particular sobre o destinatários das cartas com PERFINS.

      Excluir
  2. Legal...mito interessante.
    Tenho alguns Reichs com perfins e sempre quis saber suas origens...pelo menos uma delas agora eu sei,hehe...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Interessante tb o carimbo com propaganda

    ResponderExcluir
  4. Eu também gostei muito da flâmula. Há uma outra versão dela, em escrita gótica, também muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um selo Deutsches Reich 3 perfurado. Vc poderia verificar para mim.

    ResponderExcluir