quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os Congressos de Nuremberg.

Um dos aspectos mais assustadores e espetaculares do nazismo foi a sua capacidade de reunião e performance dos seus adeptos. Talvez, o melhor exemplo disso sejam os congressos anuais do NSDAP que, desde 1927, ocorriam na cidade de Nuremberg (Nürnberg, no original, em alemão). O evento era oficialmente chamado de Reichsparteitag der NSDAP. O ápice desse evento anual foi atingido durante a edição de 1938, cujo tema foi a "Grande Alemanha" (Grossdeutsches Reich).
A postagem de hoje publica um vestígio histórico desses congressos, através de um bilhete postal (Postkarte) alusivo ao 9. Reichsparteitag der NSDAP, de 1937. Ganhei de presente esse documento de um amigo filatelista de São Paulo (SP), Claudio Drago (Roger), ao qual agradeço a gentileza e a carta carinhosa, exposta a seguir.

 Bilhete postal circulado entre Nuremberg (13/09/1937) e Berlim - sem data de chegada registrada. Obliteração comemorativa alusiva ao Reichsparteitag der NSDAP de 1937. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

5 comentários:

  1. O cartão remeteu-me imediatamente apenas à Juventude Hitlerista. Obrigado pela gentileza e, mais que isso, agradeço complementar (como sempre) meu parco conhecimento histórico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo Claudio.

      Muito obrigado pelo comentário! Seu raciocínio inicial sobre o bilhete postal está correto, pois ele se enquadra perfeitamente no assunto. Contudo, a natureza do mesmo é referente ao sétimo congresso do NSDAP, reforçada pela aplicação de um CBC. Independente do enquadramento temático, gostei muito dele, especialmente, porque se trata de uma peça filatélica circulada. Eu já encontrei muitos desses bilhetes, porém ou eram novos ou apenas com o carimbo comemorativo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Caro amigo Amaury.

      É sempre bom ler os seus comentários! Muito obrigado pelos elogios! Eu vou agora dar uma bisbilhotada no seu blogue, pois interessou-me muito a sua postagem sobre as cartas brasileiras censuradas na Alemanha do pós-guerra.

      Excluir