quarta-feira, 18 de julho de 2012

De Moscou para o Rio de Janeiro.

A postagem de hoje é uma homenagem a um esporte que foi responsável pela primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Olímpicos: o Tiro Esportivo. Durante as Olimpíadas de 1920, em Antuérpia, Bélgica, a equipe brasileira de Tiro Esportivo, após superar inúmeras dificuldades financeiras e materiais, conquistou para o Brasil sua primeira e única medalha de ouro, através do Tenente do Exército brasileiro Guilherme Paraense (1884-1968), que obteve o primeiro lugar na modalidade de tiro rápido com pistola, somando um total de 274 pontos.


De Moscou para o Rio de Janeiro.
O item desta postagem é um bilhete postal soviético alusivo aos Jogos Olímpicos de Moscou, disputados entre 19 de julho e 13 de agosto de 1980. Ele foi enviado pela equipe brasileira de Tiro Esportivo, hospedada na vila olímpica, sendo postado justamente no dia em que ocorreu a abertura do certamente, 19 de julho de 1980, conforme comprova o carimbo obliterador. O valor do porte para o Brasil foi completado por três selos postais adicionais - um comemorativo e dois regulares - fixados no canto inferior esquerdo do bilhete postal. Finalizando, o destinatário do mesmo foi a diretoria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Bilhete postal circulado entre Moscou (19/07/1980) e a cidade do Rio de Janeiro (RJ) - sem data de chegada registrada. Acervo: Wilson de Oliveira Neto.

2 comentários:

  1. Bela carta postal meu amigo como sempre legal ^^

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Mitch, os seus comentário honram o meu blogue.

    ResponderExcluir